Maria Clara de Almeida Maciel -- do Curso de Edificações no Instituto Federal de Alagoas - Campus Palmeira dos Índios

29/10/2011 19:01

Maria Clara de Almeida Maciel, do Curso de Edificações no Instituto Federal de Alagoas -  Campus Palmeira dos Índios.

Faz parte do projeto de tijolos ecológicos que é realizado no instituto Federal. Este projeto vem realizando um papel de conscientização e valorização da natureza dando assim uma maneira alternativa de construir tijolos sem que seja necessário o desmatamento de matas para o combustível das carvoeiras e assim não liberando tanto CO² no ar.

 

Como se faz um tijolo ecológico ou “tijolo solo-cimento”?

O solo (terra) é misturado com o cimento e prensado. Após ser prensado tem um tempo de descanso. Este tempo depende do cimento usado. Como no processo de fabricação não se utiliza energia oriunda de degradação do meio ambiente, é chamado de “ecológico”. Cabe salientar que só usamos cimento estrutural o que aumenta sua resistência.

Só que este que esta sendo pesquisado no instituto é colocado detritos de construções, pedaços de tijolos, cerâmicas, etc. Chamado de “Chamote” (refratários esmagado) e com isso a quantidade de cimento diminui e com isso o custo benefício seria bem menor.

 

E com a sua iniciação nesse projeto teve alguma mudança na sua vida pessoal e profissional?

Com o projeto, as ideias sobre qualquer assunto ficaram mais amplas e assim podemos estar melhorando nossas informações tanto no meio profissional e pessoal, e melhorando nossa comunicação com outras pessoas.

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.